A lista de livros que consta abaixo está disponível para empréstimo. Os 360 livros estão postados por ordem alfabética pelo sobre nome do autor. ABRAMOVAY, Mirian (coord.). Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Brasília: UNESCO, 2004. | ABRAMOVAY, Ricardo. O que é fome. São Paulo: Brasiliense, 1983. | |
ABREU, Wagner Mariño de. Aprendendo a viver. São Paulo: DPL, 2002. | ABU-HARB, A.. Um breve guia ilustrado para a compreensão do Islã. Londres: Darussalan, s/d. | |
AL-ATI, Hammudah Abd. Islã | ALIMONDA, Héctor. A Revolução Mexicana. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1990. | |
ALVES, Castro. Esteira de Espumas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. | ALVES, Giovanni. Limites do Sindicalismo - Marx, Engels e a crítica da economia política. Bauru: Práxis, 2003. | |
ALVES, Júlia Favilene. A invasão cultural norte-americana. 28. ed. São Paulo: Moderna, 1988. | ALVES, Rubem A.. O que é religião. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. | |
AMORIM, Arthur. Y ahora, Fidel?. São Paulo: Conex, 2005. | ANDREOLA, Balduíno A.. Dinâmica de grupo:Jogo da vida e Didática do futuro. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. | |
ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. | ANTUNES, Ricardo C.. O que é sindicalismo. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. |
ANTUNES, Ricardo C.; NOGUEIRA, Arnaldo. O que são Comissões de Fábrica. São Paulo: Brasiliense, 1981. | ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998. | |
ARANTES, Paulo Eduardo. Zero à esquerda. São Paulo: Conrad, 2004. | ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2006. | |
ARROYO, Miguel (org.). O educador: morte e vida. São Paulo: Graal, s/d. | ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Galex, 1991. | |
AUSTEN, Jane. Razão e sensibilidade. São Paulo: Scipione, 1997. | AZEVEDO, Aluísio. O mulato. 3. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2000. | |
BÁEZ, Luis e ELIZALDE, Rosa Miriam. Chávez Nuestro. | BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é , como se faz. 43. ed. São Paulo: Loyola, 2006. | |
BARROS, Edgard Luiz de. O Brasil de | BASBAUM, Leôncio. Sociologia do Materialismo. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Obelisco, 1959. | |
BATISTA, Luis Eduardo e SCAVONE Lucila. Pesquisas de Gênero: entre o público e o privado. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras, Laboratório Editorial, 2000. | BEAH, Ismael. Muito Longe de Casa. Memórias de um menino-soldado. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. |
BECKER, Carl L.; STORING, Hebert J.. A cidadania nos EUA. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. | BEER, Max. História do Socialismo e das Lutas Sociais. São Paulo: Expressão Popular, 2006. | |
BENAKOUCHE, Rabah. O que é capital internacional. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. | BENEVIDES, Maria Victoria De Mesquita. A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Ática, 1996. | |
BENNATON, Jocely. O que é Cibernética. São Paulo: Brasiliense, s/d. | BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do estado Novo. 16. ed. São Paulo: Atual, 1990. | |
BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. | BERND, Zilá. O que é negritude. São Paulo: Brasiliense, 1988. | |
BERTUCCI, Ademar de Andrade; SILVA, Roberto Marinho Alves da (orgs.). Vinte anos de economia popular solidária. Brasília: Cáritas Brasileira, 2003. | BETO, Frei; BOFF, Leonardo e BOGO, Ademar. Valores de uma prática militante. 3. ed. São Paulo: Consulta Popular, 2001. | |
BETO, Frei; FILHO, Afonso Borges. Sinal de Contradição. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. | BETTO, Frei. Fidel e a Religião. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. | |
BLANCO, Abelardo; Dória, Carlos Alberto. Revolução Cubana: de José Martí a Fidel Castro (1868 - 1959). 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. | BOGO, Ademar. Identidade e Luta de Classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008. |
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: Unesp, 2005. | BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como cultura. Campinas: Mercado de letras, 2002. | |
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos. 2. ed. Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005. | BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aprender o Amor. Sobre um afeto que se aprende a viver. Campinas: Papirus, 2005. | |
BRANFORD, Sue; ROCHA, Jan. Rompendo a cerca: a história do MST. São Paulo: Casa Amarela, 2004. | BRASIL. III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. São Paulo: Fundação Cultural Palmares, 2004. | |
BRENER, Jayme. Regimes políticos: uma viagem. São Paulo: Scipione, 1994. | Brito, José Domingos de. O pensamento vivo de Getúlio Vargas. 29. ed. São Paulo: Martin Claret, 1989. | |
BROOM, Leonard e SELZNICK, Phillip. Elentos de Sociologia. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1979. | BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. Porto Alegre: L&PM, 2003. | |
BRUIT, Héctor H.. O imperialismo. 15. ed. São Paulo: Atual, 1994. | BRUNO, Eucléa; ANDRADE, Vera. Nelson Mandela por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 1991. | |
BRUNO, Lúcia. O que é autonomia operária. São Paulo: Brasiliense, s/d. | BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel e NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão?. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2007. |
BUSH, Caterine. Gandhi. São paulo: Nova Cultural, 1987. | CALDART, R. S. e KOLLING, E. J.. Paulo Freire, um educador do povo. São Paulo: Maxprint, 2005. | |
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004. | Campanha Nacional Contra a ALCA (org.). Soberania sim, Alca não!. São Paulo: Expressão Popular, 2002. | |
CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983. | CARBONI, Florence; MAESTRI, Mário. A Linguagem Escravizada. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2003. | |
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. | CARLOS, Antônio. O jardim das rosas. São Paulo: Petit, 2003. | |
CARMO, João Clodomiro do. O que é Candomblé. São Paulo: Brasiliense, 1987. | CARRIGAN, Lou. O trem de wichta falls. Rio de Janeiro: Monterry, 1986. | |
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 14. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. | CASTRO, Fidel. Respuesta a Bush. Santa Clara: Oficina de Publicaciones del Consejo de Estado, 2004. | |
CASTRO, Lucia Rabelo de.. A Aventura Urbana: Crianças e jovens no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 letras, 2004. | CATANI, Afrânio M.. O que é capitalismo. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. |
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. | CIGNOLLI, Albert. Estado e força de trabalho: introdução à política social no Brasil. São Paulo: Brasiliense, s/d. | |
CODO, Wanderley. O que é alienação. São Paulo: Brasiliense, 1985. | COELHO, Paulo. Verônika decide morrer. São Paulo: Sin Nomine, 1998. | |
COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural. São Paulo: Nova Cultural / brasiliense, 1986. | COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989. | |
COGGIOLA, Osvaldo. A revolução Chinesa. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1990. | COMTE, Auguste. Reorganizar a Sociedade. São Paulo: Escala, s/d. | |
CONDÉ, Cláudia Moraes Sarmento. Antonio Olinto: o operário da palavra: uma viagem da realidade à ficção. 2. ed. Rio de Janeiro: UmiverCidade, 2005. | CONSELHO federal de Psicologia. Psicologia: ciência e profissão. Brasília: CFP, 1981. | |
Coordenação Técnica Antonio Carlos Gomes da Costa. Socioeducação: Estrutura e funcionamento da Comunidade Educativa. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006. | COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à Ciência da Sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997. | |
COSTA, Edmilson. A Globalização e o capitalismo contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2008. | COSTA, Wanderley Messias. O Estado e as Políticas Territoriais no Brasil. São Paulo: Edusp/Contexto, 1988. |
COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2003. | CROCE, Beneditto; CARR, E.H.; ARON, Raymond. Declarações de Direitos. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. | |
DA-RIN, Sílvio. Hércules 56. O Sequestro do Embaixador Americano em 1969. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. | DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo. Indústria, Trabalho e Cotidiano. Brasil - | |
DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. | DEMO, Pedro. Combate à Pobreza. Desenvolvimento como oportunidade. São Paulo: Autores Associados, 1996. | |
DEMO, Pedro. Sociologia da Educação. Sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano Editora, 2004. | DESCARTES, René. Discurso do método: regras para a direção do espírito. São Paulo: Martin Claret, 2003. | |
DEUTSCHER, Isaac. Trótski: o proeta desarmado, 1921-1929. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. | DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro. Cidadania Hoje e Amanhã. 9. ed. São Paulo: Ática, 2004. | |
DRUMOND, Roberto. Hilda Furacão. 7. ed. São Paulo: Siciliano, 1991. | DURHAM, Eunice Ribeiro. A Caminho da Cidade. São Paulo: Perspectiva, 1984. | |
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2005. | DURKHEIM, Émile. Sociologia. 3. ed. São Paulo: Ática, 1984. |
ENGEL'S, Friederich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e da Família. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. | ENGEL'S, Friederich; MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2001. | |
FALCON, Francisco J. C.. Mercantilismo e Transição. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. | FALEIROS, Vicente de Paula. O que é política social. São Paulo: Brasiliense, 1986. | |
FAORO, Raymundo. Os donos do poder. Formação do Patronato Político Brasileiro. São Paulo: Globo, 2004. | FERNANDES, Florestan. Movimento Socialista e Partidos Políticos. São Paulo: Hucitec, 1980. | |
FERNANDES, Florestan. O que se pode entender por revolução?. : , . | FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. São Paulo: Global, 2007. | |
FERNÀNDEZ, Alicia. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. | FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. São Paulo: Atlas, 2001. | |
FERREIRA, Jurandir. Um herctare na história de Poços de Caldas. Poços de Caldas: Gráfica Brasil, 1996. | FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1995. | |
FILHO, Gerson Pereira. Uma Filosofia da História | FREDERICO, Celso. A esquerda e o movimento operário 1964-1984. volume 2 Belo Horizonte: Nossa Terra, 1990. |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. | FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. | |
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1985. | FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. | |
Fundaçào de Ensino Otávio Bastos. Semana de Ciências Sociais da FEOB. São João da Boa Vista: FEOB, FIFEOB, 2001. | FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964. | |
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do conflito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1987. | GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da educação: um estudo introdutório. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2003. | |
GADOTTI, Moacir e GUTIÉRREZ, Francisco. Educação Comunitária e Economia Popular. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. | GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto. Estado e educação popular na América latina. Campinas: Papirus, 1992. | |
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. | GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. 6. ed. Porto Alegre: L&PM, 1999. | |
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira e DI PIETRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007. | GARCIA, Carlos. O que é Nordeste brasileiro. São Paulo: Brasiliense, s/d. |
GARCIA, Regina Leite (org.). revisitando a pré-escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. | GARCIA, Regina Leite (org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. | |
GASPARI, Élio. A Ditadura Derrotada. São paulo: Companhia das Letras, 2003. | GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST. Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2000. | |
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007. | GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. | |
GOIÁS, Jussara de. As propostas do Congresso Nacional para crianças e adolescentes. Brasília: INESC, 2002. | GOMES, Oziel. Lenin e a Revolução Russa. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2006. | |
GOMES, Saulo. Quem Matou Che Guevara. 7. ed. São Paulo: Elevação, 2002. | GORENDER, Jacob. O Fim da URSS. Origens e fracasso da perestroika. 2. ed. São Paulo: Atual, 1992. | |
GORKI, Máximo. Peuqenos Burgueses/Mãe. São Paulo: Abril Cultural, 1979. | GOTO, Tommy Akira. Introdução à Psicologia Fenomenológica. São Paulo: Paulus, 2008. | |
GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. | GRAMSCI, Antonio. O moderno príncipe. s/l: s/e, s/d. |
GRIMBERG, Carl. História Universal - A Decadência de Roma. Santiago: Cochrane, 1989. | GROIZET, A.;Figueiredo, Genuíno Amazonas de. A cidadania na Grécia e | |
GUEVARA, Che. Socialismo e Juventude. São Paulo: Anita Garibaldi, 2002. | GUIMARAES, Antônio Sérgio A.. Preconceito Racial. São Paulo: Cortez, 2008. | |
HAESBAERT, Rogério. Blocos Internacionais de Poder. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1993. | HAGUETTE, André; [et. Al]. Dialética Hoje. Petrópolis: Vozes, 1990. | |
HARNECKER, Marta; URIBE, Gabriela. Imperialismo e dependência. São Paulo: Global, 1980. | HELENE, Maria Elisa Marcondes; MARCONDES, Beatriz; NUNES, Edelci. A Fome na Atualidade. São Paulo: Scipione, 1994. | |
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Martin Claret, 2002. | HOBSBAWM, E.J.. A era das revoluções 1789-1848. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. | |
HOBSBAWM, E.J.. Era dos Extremos. O breve século XX 1924-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. | HOEDEL, Hiran (et.al). PCB: Oitenta anos de de luta. Rio de Janeiro: Fundação Dinarco Reis, 2002. | |
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. | HUBERMAN, LEO. História da Riqueza do Homem. 21. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, s/d. |
HUXLEY, Aldous. As portas da percepção/ Céu e inferno. 15. ed. São Paulo: Globo, 2000. | IANNI, Octávio. O Colapso do Populismo no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. | |
IANNI, Octávio. A sociedade global. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. | IANNI, Octávio. Teorias da Globalização. 3. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, s/d. | |
IANNI, Octávio. Florestan Fernandes: Sociologia Crítica e Militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004. | IANNI, Octávio. Florestan Fernandes. São Paulo: Ática, 2008. | |
Iinstituto Astrojildo Pereira. Memória e História. São Paulo: Novos Rumos, 1987. | JR, José Aebex. Outra América: Apogeu, crise e decadência dos Estados Unidos. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1994. | |
JR, Manuel Diégues. Etnias e Cultras no brasil. São Paulo: Civilização Brasileira, 1972. | JUNIOR, Caio Prado. História Econômica do Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1962. | |
JUNIOR, João Francisco Duarte. O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, s/d. | JÚNIOR, José Arbex. Islã. Um enigma de nossa época. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1996. | |
JUNIOR, José Arbex e OLIC, Nelson Balic. Rumo ao Centro-Oeste. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. | KOLÊSNIKOV, Nikolái. Cuba: Educación Popular y preparación de los cuadros nacionales 1959-1982. Moscú: Progresso, 1983. |
KONDER, Leandro. História das Idéias Socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003. | KONDER, Leandro. O que é dialética. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. | |
KOROVAEFF, K. C.. Mitologia da Antiguidade. São Paulo: Escala, 2009. | L&PM Editores. Relação dos Livros recomendados para Ensino Fundamental, Médio e Universitário. Porto Alegre: L&PM, 2000. | |
LAZARTE, Rolando. Max Weber: Ciência e valores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. | LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1984. | |
LEITE, Rogério de Cerqueira. As mil e uma noites das multinacionais. São Paulo: Duas Cidades, 1977. | LEMOS, Carlos. História da Casa Brasileira. São Paulo: Contexto, 1989. | |
LENIN, Vladimir Ilitch Ulianov.. O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia. São Paulo: Abril Cultural, 1982. | LENIN, Vladimir Ilitch Ulianov.. As Três Fontes e as três partes constitutivas do marxismo. 3. ed. São Paulo: Global, 1980. | |
LENIN, Vladimir Ilitch Ulianov.. Quiénes son los amigos del pueblo y cómo luchan contra los socialdemócratas. Moscú: Progresso, 1979. | LENIN, Vladimir Ilitch Ulianov.. Acerca de la juventud. São Paulo: Editorial Progresso, 1976. | |
LEWIN, Helena. Uma nova abordagem da questão da terra no Brasil. O caso do MST em Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005. | LIBANIO, João Batista. A arte de formar-se. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002. |
LIMA, Delcio Monteiro de. Os senhores da direita. Rio de Janeiro: Antares, 1980. | LOMBARDI, J. C. e SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e Educação. Debates contemporâneos. São Paulo: Autores Associados, 2005. | |
LOUREIRO, Isabel Maria. Rosa Luxemburgo. Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005. | LOWY, Michael. Método Dialético e Teoria Política. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. | |
LÖWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 2005. | LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko. Vida e Obra - a pedagogia da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2008. | |
MAAR,Wolfgang Leo. O que é política. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. | Macedo, Sérgio D.T.. Casos Verdade da História do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 1982. | |
MACHIAVELLI, Niccolò (Maquiavel). O Príncipe. São Paulo: Escala, 2002. | MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo: uma visão completa e dinâmica dos grandes acontecimentos dos últimos 50 anos. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992. | |
MAIACOVSKI. Antologia Poética. 2. ed. São Paulo: Max Limonad, 1983. | MARICATO, Erminia (org.). A Produção Capistalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979. | |
MARSHAL, T.H.. Cidadania e classe social. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. | MARTINEZ, Paulo. Multinacionais: Desenvolvimento ou Exploração. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1987. |
MARTINEZ, Paulo. Reforma Agrária: Questão de Terra ou de Gente?. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1987. | MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. | |
MARTINS, José de Souza. O Poder do Atraso. Ensaios de Sociologia da História Lenta. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. | MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. | |
MARX, K. e ENGELS, F.. Textos sobre Educação e Ensino. São Paulo: Centauro, 2004. | MARX, Karl. A Miséria da Filosofia. Resposta à Filosofia da Miséria de Proudhon. São Paulo: Escala, 2007. | |
MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2004. | MARX, Karl. O Capital III. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. | |
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2. ed. São paulo: Abril Cultural, 1978. | MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002. | |
MARX, Karl. Capítulo VI inédito de O capital: resultados do processo de produção imediata. São Paulo: Moraes, 1969. | MASUR, Jandira. O que é toxicomania. São Paulo: Brasiliense, 1985. | |
MATTA, Roberto da. Carnavais, malandros e heróis. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1979. | MAUÁ, Visconde de. Exposição aos Credores e ao Público - 1878. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2001. |
MAZZEO, Antonio Carlos. Sociologia Política Marxista. São Paulo: Cortez, 1995. | MEDEIROS, Cléia. História e cultura afro-brasileira na escola. Brasília: Agere, 2008. | |
MELO, José Pereira de. Desenvolvimento as consciência corporal:uma experiência da educação física na idade pré-escolar. Campinas: Unicamp, 1997. | MILL, Stuart. O governo representativo. São Paulo: Escala, 2006. | |
MILL, Stuart. Utilitarismo. São Paulo: Escala, s/d. | MIRANDA, Manoel da costa et al.. A cidadania no Brasil: o índio e o escravo negro. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. | |
MOISÉS, José Álvaro et. Al. Cidade, povo e poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, s/d. | MONTESQUIEU. Cartas Persas I. São Paulo: Escala, s/d. | |
MONTESQUIEU. Cartas Persas II. São Paulo: Escala, s/d. | MOONEY, Pat Roy. O século 21: Erosão, transformação Tecnológica e Concentração de Poder Empresarial. São Paulo: Expressão Popular, 2002. | |
MORAES, João Quartim de; Filho, Daniel Aarão Reis. História do Marxismo no Brasil. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. | MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. 48. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. | |
MORIGI, Valter. Escola do MST: uma utopia | MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. |
MORISSAWA, Mitsue. A História da Luta pela Terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001. | MULLAHY, Patrick. Édipo: mito e complexo: uma crítica da teoria psicanalítica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. | |
NIETZSCHE, Frederico. A origem da tragédia. Lisboa: Lucas e cia, 1954. | NOAM, Chomsky. Propaganda e consciência popular. Bauru: EDUSC, 2003. | |
NOVA CULTURAL. A História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004. | NOVA CULTURAL. A república: Platão. São Paulo: Nova Cultural, 2004. | |
NOVA CULTURAL. Aristóteles. São Paulo: Nova Cultural, 2004. | NOVA CULTURAL. Grandes Filósofos: bibliografia e obras. São Paulo: Nova Cultural, 2005. | |
NOVA CULTURAL. Platão. São Paulo: Nova cultural, 2004. | NOVA CULTURAL. Santo Agostinho. São Paulo: Nova Cultural, 2004. | |
NOVA CULTURAL. Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 2004. | NOVA CULTURAL. Tomás de Aquino. São Paulo: Nova Cultural, 2004. | |
NUNES, Edson de oliveira (org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. | OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org.). Para onde vai o ensino de geografia?. 5. ed. São Paulo: Contexto, 1994. |
OLIVEIRA, Carlos Eduardo Barbosa de; MATTOSO, Jorge Eduardo Levi. Crise e Trabalho no Brasil. Modernidade ou volta ao passado. 2. ed. São Paulo: Scritta, 1996. | OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educção e reeducação num enfoque psicopedagógico. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. | |
OLIVEIRA, Joaquim Antunes. De Hiroshima a Bagda, rastros de morte e destruição. 3. ed. Barbacena: Artes Gráficas, 2005. | ORSO, Paulino Orso. Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008. | |
PADILHA, Valquíria (org.). Dialética do Lazer. São Paulo: Cortez, 2006. | PALTRINIERI, Marisa. Stálin. Pró e Contra, o julgamento da história. São Paulo: Melhoramentos, 1975. | |
PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. 12. ed. São Paulo: Atual, 1994. | PEREIRA, Leda del Caro Paiva e Potyara A.. Serviço social e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1981. | |
PETRAS, James; VELTMEYER. Hegemonia dos Estados Unidos no Novo Milênio. Petrópolis: Vozes, 2000. | PIMENTA, Aluísio. A Inclusão do Negro. Uma questão de Consciência. 2. ed. Brasília: Instituto Teotônio Vilela, 2003. | |
PINTO, Luiz Gonzaga Oliveira. História geral das Américas e do Brasil: Enciclopédia ginasial ilustrada. São Paulo: Formar, s/d. | POE, Edgar Allan. Histórias Fantásticas. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002. | |
POMER, León. Paraguai: Nossa guerra contra esse soldado. São Paulo: Parma, s/d. | POMER, León. O surgimento das nações. 7. ed. São Paulo: Atual, 1994. |
PORTO, José da Costa et al.. A cidadania no Brasil: o voto. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. | POSADAS, J.. A União Soviética. Sua função na transformação socialista da humanidade. São Paulo: Ciência Cultura e Política, 1985. | |
Presidência da República. Secretaria especial dos Direitos Humanos. CONANDA. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: Conanda, 2006. | Presidência da República. Secretaria especial dos Direitos Humanos. CONANDA. Sistema Nacional de atendimento Socioeducativo-SINASE. Brasília: Conanda, 2006. | |
QUEIROZ, Francisco Manoel Ribeiro de. Fundamentos de Sociologia. 3. ed. Brasília: s/ed., 2008. | QUEIROZ, Francisco Manoel Ribeiro de. Fundamentos de Sociologia. Brasília: s/ed., 2008. | |
QUEIROZ, Raquel de. O Quinze. 65. ed. São Paulo: Sisciliano, 1993. | QUEIROZ, Tânia Dias. Manuel Pedagógico do Professor. São Paulo: DidáticaPaulista, 1999. | |
QUÉtel, Claude. As Mulheres na Guerra. São Paulo: Larousse, 2009. | RAMOS, Graciliano. Infância (Memórias). 3. ed. São Paulo: José Olympo, 1953. | |
REALE, Miguel. Filosofia do direito, 1. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 1978. | REALE, Miguel. Filosofia do Direito, 2. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 1978. | |
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Direitos Humanos no Brasil 2003. São Paulo: S/E, 2003. | REVÉS DO AVESSO. O Iraque pós Saddam. São Paulo: Centro Ecumênico de Publicaçoes e Estudos, 2003. |
REVÉS DO AVESSO. Pax Americana. São Paulo: Centro Ecumênico de Publicaçoes e Estudos, 2003. | Revista Latinoamericana de Estudos del trabajo. trabalho e desigualdades étnico-raciais. São Paulo: S/E, 1999. | |
RIBEIRO, Carlos Reinaldo Mendes. O que é inflação. São Paulo: Brasiliense, 1987. | RIBEIRO, Cláudia Maria. Educação Inclusiva: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção. Lavras: Edufla, 2008. | |
RIDENTI, Marcelo. Política Pra Quê? Atuação Partidária Contemporânea. 11. ed. São Paulo: Atual, 1992. | RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: DCL, 1999. | |
RIOS, Gilvando Sá Leitão. O que é cooperativismo. São Paulo: Brasiliense, 1967. | ROCHER, Guy. Sociologia Geral 1. São Paulo: Presença, 1971. | |
ROCHER, Guy. Sociologia Geral 2. Lisboa: Presença, 1971. | ROCHER, Guy. Sociologia Geral 3. Lisboa: Presença, 1971. | |
ROCHER, Guy. Sociologia Geral 4. Lisboa: Presença, 1971. | ROCHER, Guy. SociologiaGeral 5. Lisboa: Presença, 1971. | |
RODRIGUES, Iram Jácome. Sindicalismo e Política - A Trajetória da CUT. São Paulo: Scritta, 1997. | RODRIGUES, João Batista Cascudo. A cidadania e a mulher. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. |
ROIO, Marcos Del. A classe operária na revolução burguesa. A política de alianças do PCB: 1928 - 1935. Belo Horizonte: Nossa Terra, 1990. | ROQUE, Felipe Pérez. Não estamos dispostos a renunciar a nossa soberania. | |
ROTTERDAM, Erasmo. Elogio da Loucura. São Paulo: Escala, 2000. | ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Martin Claret, 2003. | |
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. | RUSCONI, Gian Enrico. Teoria crítica de la sociedad. Barcelona: Martinez Roca, s/d. | |
S/A. A Revolução Russa. Cinquenta anos de História. São Paulo: Civilização Brasileira, 1967. | S/A. O capital em quadrinhos. 3. ed. São Paulo: Global Escrita, 1975. | |
S/A. Diário de Campanha. A origem das FARC-Exército do Povo. : , . | S/A. Mundo em dados 2003. São Paulo: Abril, 2003. | |
S/A. Execução nos Balcâs. São Paulo: Centro Ecumênico de Publicaçoes e Estudos, 1999. | S/A. Renascimento. São Paulo: Scala, s/d. | |
S/A. Colombia | SABATOVSKY, Emilio; FONTOURA, Iara P. (organizadores). Constituição Federal. 10. ed. Curitiba: Juruá, 2001. |
SADER, Emir. Século XX: Uma Biografia Não-autorizada: O século do imperialismo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. | SALDANHA, Nelson N.. A cidadania na Inglaterra. Brasília: Walter Costa Porto, 2002. | |
SALINAS, Samuel Sérgio. Do Feudalismo ao Capitalismo: transições. São Paulo: Atual, 1987. | SANDENBERG, Carlos Alberto. Trótski (1879-1940). São Paulo: Três, 1973. | |
SANDRONI, Paulo. O que é mais-valia. São Paulo: Brasiliense, s/d. | SANTO AGOSTINHO. Solilóquios. São Paulo: Escala, s/d. | |
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-modernismo. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, s/d. | SANTOS, José Alcides Figueiredo. Estrutura de posições de classe no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2002. | |
SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. | SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986. | |
SANTOS, Raimundo. A primeira renovação pecebista. Reflexos do XX Congresso do PCUS no PCB (1956-1957). Belo Horizonte: Nossa Terra, 1988. | SCHEEFFER, Ruth. Aconselhamento psicológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1973. | |
SCHOENMAN, Ralph. A História oculta do sionismo. São Paulo: Sunderman, 2008. | SECCO, Lincoln. Gramsci e o Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. |
SEGATTO, José Antonio. Breve história do PCB. 2. ed. Belo Horizonte: Nossa Terra, 1989. | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. | |
SILVEIRA, Maria José. Um fantasma ronda o acampamento. São Paulo: Expressão Popular, 2006. | SINGER, Paul. A formação da classe operária. 2. ed. São Paulo: Atual, 1985. | |
SINGER, Paul. O Capitalismo. Sua evolução, sua lógica e sua dinâmica. 7. ed. São Paulo: Moderna, 1987. | SISS, Ahyas. Afro-Brasileiros. Cotas e Ação Afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: PENESB, 2003. | |
SISTO,, Fermino Fernades (org). O cognitivo, o social e o afetivo no cotidiano escolar. Campinas: Papirus, 1999. | SMART, Barry. Sociologia, fenomenologia e análise marxista: uma discussão crítica da teoria e da prática de uma ciência da sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. | |
SMIT, Johanna. O que documentação. São Paulo: Brasiliense, 1986. | SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Volume I. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1984. | |
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Volume II. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1984. | SOARES, Laura Tavares. Os custos do ajuste neoliberal na América Latina. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. | |
SOUZA, Maria José de. A Remissão de Lúcifer: O resgate e a ressignificação em diferentes contextos afro-brasileiros. Bahia: UEFS, 2002. | SOUZA, Octávio Tarquínio de. Três Golpes de Estado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988. |
SOUZA, Paulo Renato. O que são empregos e salários. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, s/d. | STÁLIN, J. e WELLS, H. G.. Marxismo e Liberalismo. São Paulo: Centro Cultural Manoel Lisboa, 2001. | |
STALIN, Josef. Fundamentos do Leninismo. São Paulo: Parma, s/d. | STANGANELLI, Roberto. O Poder do Artista. São Paulo: Culturama, 1972. | |
STEDILE, João Pedro (org.). História e Natureza das Ligas Camponesas. São Paulo: Expressão Popular, 2002. | STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia. São Paulo: Cortez, 2005. | |
TAPIA, Víctor Contreras. Campesino y Proletario. Moscou: Nóvosti Moscú, 1981. | TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. | |
TIO Sam chega ao Brasil. Tio Sam Chega ao Brasil: A penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, s/d. | TORINO, Malena Talayer. Educação e estrutura de produção: estudo das desigualdades educacionais regionais. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1982. | |
TRÓTSKI, Leon. Como fizemos a revolução. São Paulo: Global, 1978. | TSÉ-TUNG, Mao. O Livro Vermelho. São Paulo: Martin Claret, 2003. | |
UNAFISCO Sindical. Brasil: Inferno e Paraíso Fiscal. Porto Alegre: S/E, 2002. | UNESC. Unesc em revista, 9. São Paulo: UNESC, 2001. |
VAIL, John. Fidel Castro. São Paulo: Nova Cultural, 1987. | VASCONCELOS, Ana. Base do Saber Sociologia. São Paulo: Riedeel, 2009. | |
VASCONSELLOS, Fernando Gewandsnajder. Programas de saúde: segundo grau. 4. ed. São Paulo: Ática, 1983. | VASCONSELLOS, Marilusa Moreira. A moça da Ilha. 10. ed. São Paulo: Espírita Radhu, 1982. | |
VASELLI, Franco. Itália. São Paulo: Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro/Instituto Italiano Di Cultura, s/d. | VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Clacso Livros, 2007. | |
VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedades no ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. | VESENTINI, José William. A Nova Ordem Mundial. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996. | |
VESENTINI, José William. Geografia, natureza e sociedade. São Paulo: Contexto, 1997. | VIEIRA, Evaldo. O que é desobediência civil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. | |
VITA, Luís Washington. Que é Filosofia. São Paulo: USP, 1965. | VOLTAIRE. Cartas Filosóficas. São Paulo: Escala, s/d. | |
VOVELLE, Michel. Jacobinos e jacobinismo. Bauru: Edusc, 2000. | WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2002. |
WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2002. | WEIL, Josef. O Oriente Médio na perspectiva marxista. São Paulo: Sunderman, 2007. | |
WOODCOCK, George. História das Idéias e Movimentos Anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2006. | ||