Pepe Mujica, o mundialmente conhecido Presidente de nossa querida pátria irmã, a Rpública Orietnal del Uruguay, é um dos grandes líderes latinoamericanos que compõe a via alternativa de desenvolvimento ao neoliberalismo.
Ex-guerrilheiro dos Tupamaros, movimento que faia frente à Ditadura, que durou 18 anos, 14, dos quais passou na prisão.Militante de esquerda, quando deixou a cadeia com o fim da ditadura voltou a vida política institucional e se tornou Presidente em 2009 e desde então tem aprovado mudanças importantes para os uruguaios.
É mundialmente como o "presidente mais pobre do mundo", título que não aceita, pois não reduz riqueza a bens materiais, pelo contrário. Recebe cerca de 25 mil reais e doa 90% para instituições sociais, além de ter aberto mão de residir no Palácio presidencial para continuar morando em seu sítio, onde planta flores.
A sabedoria desse grande homem, que viveu experiências profundas e significativas o faz constar entre as maiores lideranças mundiais que se unem contra o imperialismo.
Segue abaixo o vídeo do Presidente Mujica no encontro mundial da RIO + 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário