terça-feira, 1 de novembro de 2011

Poços de Caldas leva proposta de investimento de 10% do PIB na educação à Conferência Estadual da Juventude e proposta é aclamada como prioridade absoluta


Estudantes do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza apresentaram 
proposta que foi aplaudida e tomada como prioridade durante a 
2ª Conferência Estadual de Juventude, em Araxá


Entre os dias 28 e 30 de outubro aconteceu em Araxá, cidade do Triângulo Mineiro a 2ª Conferencia Estadual de Políticas Publicas de Juventude.
A conferência teve como objetivo proporcionar aos jovens mineiros a chance de se fazer ouvir e ter participação política nas decisões que lhes afetam diretamente através das políticas públicas. Durante a conferência foram ouvidos mais de 500 jovens de diversas cidades mineiras com idade entre 15 e 29 anos. Entre esses jovens estavam presentes dois delegados da sociedade civil de Poços de Caldas, eleitos na 1ª Conferência Municipal de Juventude: Camilla Carvalho Oliveira, 15 anos e Anthony Gabriel Oliveira, 16 anos, ambos estudantes do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, além do Presidente do Conselho Municipal de Juventude, Celso Donato.
Os debates foram divididos em dez grupos de trabalho com os temas: cultura e conexão, mercado de trabalho, educação de qualidade, conviver com o diferente, mobilização social, diálogo com o governo, segurança, habitação, sexualidade, vida saudável e políticas sobre drogas. Dentro de cada grupo de trabalho havia subtemas relacionados à juventude como o meio ambiente, a cidade, o campo, o transporte público, o trabalho decente, a comunicação, a cultura, o esporte e lazer, o tempo livre e a participação. Cada grupo tinha um número de propostas por subtema e um número de propostas gerais. Para cada proposta deveria ser apresentado um problema e duas respectivas soluções.
No grupo de educação, onde estiveram presentes os protagonistas Camila e Anthony, foram debatidas muitas questões consideradas importantes nas diversas conferências municipais que antecederam a etapa estadual. Houve um destaque para uma proposta muito importante que foi trabalhada na Conferencia Municipal em Poços de Caldas, sendo o investimento de 10% do Produto Interno Bruto - PIB na educação.
Desta Conferência foram eleitos 100 delegados para representar Minas Gerais na Conferencia Nacional que será realizada em Brasília e contará com a participação da Presidenta Dilma Roussef. Os delegados mineiros terão a responsabilidade de levar as propostas do estado e defender a prioridade de investimentos na educação como forma de garantir direitos da juventude.
As conferências voltadas para a juventude são um espaço muito interessante para o jovem exercer sua cidadania, dar sua opinião e se fazer ouvir. Por serem voltadas para a juventude, são nessas conferencias que o jovem pode se manifestar sem medo e poder dar sugestões valiosas para melhorar cada vez mais sua cidade, seu estado e também seu país.
Para os jovens delegados poços-caldenses foi uma ótima experiência poder participar, conhecer a realidade de pessoas de outras regiões de Minas Gerais, fazer com certeza novas amizades e contribuir para a melhoria do nosso estado. Camila e Anthony agradecem aos professores Diney Lenon e Denise Ranauro que contribuíram com o processo, à Direção do Colégio Municipal e ao Conselho Municipal da Juventude pelo apoio, incentivo e orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário