quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chega de extermínio de moradores de rua

Fonte: JORNAL BRASIL DE FATO www.brasildefato.com.br 





Faço quatro pedidos à ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR): 1. que, na grande Goiânia, os moradores de rua sejam incluídos no Sistema de Proteção a Pessoas Ameaçadas do governo federal; 2. que as investigações das mortes de moradores de rua sejam federalizadas imediatamente; 3. que os resultados das investigações sejam públicos e amplamente divulgados na mídia; 4. que os responsáveis sejam processados, julgados e condenados com rigor e rapidez
 Frei Marcos Sassatelli *

De 12 de agosto de 2012 a 6 de abril deste ano, 28 moradores de rua foram barbaramente assassinados em Goiânia e na grande Goiânia, a maioria jovens, adolescentes e até crianças. Pela sua gravidade e pelo seu requinte de crueldade, o caso teve, e ainda tem, uma repercussão nacional e internacional.
Estima-se que, em Goiânia, existam cerca de 900 pessoas em situação de rua.
Sábado passado, dia 6 deste mês, foi realizada na capital goiana uma reunião de emergência com a presença de uma Comissão do Governo Federal, coordenada pelo Secretário Nacional da Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Gabriel Rocha - que veio de Brasília especialmente para isso - e representantes de diversas entidades locais de defesa dos direitos humanos.
Na reunião, da qual participei, ficou claro que existe na grande Goiânia “uma política de extermínio seletivo”. “Goiânia - diz o Secretário Nacional - tem grupo de extermínio”. O caso é gravíssimo. O medo se espalha entre os moradores de rua.
Diante da inoperância do governo estadual, de sua incapacidade de resolver o problema e, sobretudo, diante de fundadas suspeitas da existência de um grupo de extermínio, o governo federal não pode ser omisso. Ele precisa intervir com urgência e rapidez.
Em nome da Pastoral dos Povos de Rua do Vicariato Oeste da Arquidiocese de Goiânia e, penso poder dizer também, em nome de todos aqueles e aquelas que lutam na defesa dos direitos humanos e, de maneira especial, da vida dos moradores de rua, faço quatro pedidos à ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR):
1. Que, na grande Goiânia, os moradores de rua sejam incluídos, com a máxima urgência, no Sistema de Proteção a Pessoas Ameaçadas do governo federal;
2. Que as investigações das mortes de moradores de rua sejam federalizadas imediatamente;
3. Que os resultados das investigações sejam públicos e amplamente divulgados na mídia;
4. Que os responsáveis sejam processados, julgados e condenados com rigor e rapidez.
Chega de tanta violência e de tanta barbárie! Chega de extermínio de moradores de rua! É o que todos e todas nós esperamos. Os moradores de rua são nossos irmãos e irmãs. Eles e elas têm a mesma dignidade e o mesmo valor que nós temos.

Frei Marcos Sassatelli é frade dominicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário